Mascote da Copa sai da toca e começa contagem regressiva para o mundial



''Mascote da Copa 2014 sai da toca''   
O tatu-bola ainda aguarda a escolha de um nome, mas já resolveu sair da toca e começar a contagem regressiva para a Copa do Mundo de 2014 em Brasília, uma das cidades sede do mundial. A mascote, um boneco inflável de sete metros de altura, apareceu no começo da manhã desta segunda-feira (24/09), no gramado da Esplanada dos Ministérios, ao lado do Complexo Cultural da República, onde deve ficar por 21 dias. O boneco também será exposto em outras cidades do Distrito Federal.



No início de setembro, a FIFA confirmou o desenho estilizado de um tatu-bola como a mascote oficial. O nome dele já pode ser escolhido por meio de votação no site oficial da FIFA, até mês de novembro. As três opções, definidas por um comitê composto por Bebeto, Arlindo Cruz, Thalita Rebolcas, Roberto Duailibi e Fernanda Santos, são Amijubi Fuleco e Zuzeco. 

A campanha para que o animal fosse escolhido como mascote da Copa do Mundo foi lançada em fevereiro pela ONG cearense Associação Caatinga, que destacou sua habilidade única de curvar-se sobre si mesmo quando ameaçado, ficando no formato de uma bola.

O desenho final foi escolhido pela FIFA e pelo Comitê Organizador Local (COL) após uma analise de 47 propostas de seis agências de publicidade brasileiras. O desenho do tatu-bola foi identificado com o favorito do principal público-alvo: crianças de 5 a 12 anos. A mascote do mundial tem até música oficial, uma exclusividade da campanha no Brasil. A composição intitulada ‘’Tatu bom de bola’’ é do sambista Arlindo Cruz.

Conheça os significados dos nomes para a mascote:

Amijubi:
 é a união das palavras "amizade" e "júbilo", duas características marcantes da personalidade do nossa mascote e que refletem a maneira de ser dos brasileiros. Além disso, esse nome tão original está ligado ao tupi guarani, em que a palavra "juba" quer dizer amarelo a cor predominante na mascote.

Fuleco: é a mistura das palavras "futebol" e "ecologia", dois componentes fundamentais da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O nome do nossa mascote mostra como essas duas palavras combinam perfeitamente e ainda incentivam as pessoas a ter mais cuidado com o meio ambiente.

Zuzeco: o nome foi formado dos elementos principais de "azul" e "ecologia". Azul é a cor dos mares da maravilhosa costa brasileira, dos rios que cruzam o país e do nosso lindo céu. E é também, claro, a cor da carapaça especial da mascote. Ele sabe que pertence a uma espécie vulnerável e por isso, também sabe o quanto é importante divulgar e incentivar a conscientização ecológica entre seus amigos do mundo inteiro.

 Veja a letra da música composta por Arlindo Cruz:

Tatu bom de bola

 Sai da toca vem tatu toca na bola
Futebol é uma escola
Mundo inteiro quer jogar
Brasileiro de primeiro de janeiro
Um moleque tão ligeiro,
Tão difícil de marcar
Ele brinca na pelada, no bobinho
Show de bola lá no baba
Arrebenta no rachão

Balança pra lá, balança pra cá
Explode nosso coração
Balança pra lá, balança pra cá
Em cada comemoração

Só faz gol de placa
É a sensação
Tatu bom de bola
Ele é campeão


Categoria: , ,

0 comentários

Deixe seu comentário