Tecnologia permite que carros trafeguem sem motorista


Motorista pode enviar e-mails enquanto "dirige" carro,
Foto: The Sun/Reprodução 

Engenheiros europeus desenvolveram uma tecnologia capaz de fazer com que diversos veículos sejam ligados eletronicamente, tornando possível o motorista de um carro beba café, mande e-mails, faça ligações enquanto ‘’dirige’’. Um sistema computadorizado, testado pelo The Sun, permite que os carros acelerem, freie e manobre sem requerer qualquer ação do motorista. Assim será o trânsito no futuro, garantem os envolvidos.

Tudo isso é feito sob comando de um caminhão, que guia os veículos atrás de si (até seis, por enquanto) através de um só motorista. O projeto, batizado de SARTRE (Safe Road Trains for The Environment), foi lançado em 2009 pela Comissão Europeia, que financiou 51 milhões de euros à iniciativa. Os criadores comparam o serviço a uma viagem de trem. O repórter Ken Gibson contou como foi a experiência:

‘’Foi bizarro e desesperador no início, ver o volante se movendo sozinho e o carro acelerando e freando sem que meus pés tocassem os pedais. Dentro de alguns minutos, porém, me senti extraordinariamente relaxado. Pode soar como ficção científica e uma receita para o caso e destruição, mas funciona’’, descreveu.

Assim que o carro se une ao cambio, sensores o mantém a uma distância segura dos demais veículos. Quando o motorista quiser reassumir o controle do veículo, comandos de voz e mensagem internas servem de alerta. O objetivo do projeto é reduzir o consumo de combustíveis, tempo de tráfego e congestionamento. Especialistas preveem que a tecnologia será aplicável em rodovias oficiais dentro de 10 anos. A previsão é que seja cobrado o valor de 1,6 mil euros pelo serviço.
Categoria: , , ,

0 comentários

Deixe seu comentário